O Yoga e a Meditação são práticas muito comentadas e vivenciadas hoje em dia, principalmente no Ocidente. É uma Filosofia que surgiu há mais de 5.000 anos na Índia. Hoje percebemos um grande resgate de suas práticas em seu próprio berço, tamanho interesse do povo ocidental com esse conhecimento milenar.

Esse grande interesse dos povos modernos se dá pelo resgate de seus valores e de sua essência, ou seja, apesar da filosofia afirmar que se trata de uma prática antiga, ela é totalmente atual e cada vez mais imprescindível, não só por conduzir a um estado de equilíbrio, mas principalmente de saúde.

A prática de Yoga nos conduz a um estado de conhecimento, de autoconhecimento, auto-reflexão, através do reconhecimento de quem realmente você é, e através desse reconhecimento à condição de conduzir a própria vida com liberdade e aceitação.

Na verdade o Yoga é Meditação, que com o decorrer dos anos foi agregando diversas técnicas para obter simplesmente  citta vritti nirodhah, ou melhor, a cessação ou controle das funções da mente. Além das várias técnicas apresentadas durante anos de estudos e práticas, desenvolveram-se vários métodos e linhas de Yoga, e cada um ressalta aspectos específicos para desenvolver o estado de reconhecimento, aquietamento e contentamento. O estado de equilíbrio e felicidade, que grande parte das pessoas almeja.

A Fisiologia aplicada ao Yoga e a Metafísica do Yoga,destacam as práticas, movimentos, posições, respirações adequados para cada organismo, esteja ele saudável ou com algumas limitações. Caso o aluno de Yoga tenha limitações o professor deverá aplicar com conceito de Práticas Específicas, para grupos especiais, que requerem uma condução especial para vivenciar os benefícios e sentir a evolução, por exemplo, o Yoga Infantil, pede uma linguagem específica para criança, deve conter o aspecto lúdico, de brincadeira, e deve ser de acordo com a sua condição corpórea. Yoga para gestante deve aproximar a relação mamãe e bebê, além de prepará-los para o parto. Yoga hormonal deve estabelecer o equilíbrio do corpo em momentos de alterações de hormônio como TPM, menopausa, entre outros. E práticas específicas como para Jovens, Pós Parto e Idosos.