Os remédios contém substâncias químicas e se descartados incorretamente, eles podem contaminar o solo, a água, e colocar em risco o meio ambiente. De acordo com o Heder Estrela, professor dos cursos de Pós em Farmácia, a população tem conhecimento de que os medicamentos jogados em esgotos e lixos causam danos ao meio ambiente, animais e até a nós mesmos, mas a falta de informação, no caso de onde jogar, dificulta e principalmente não valoriza a importância do descartamento de remédios no lugar certo. Para Estrela, o governo poderia orientar em campanhas publicitárias, com o intuito de melhor esclarecer a população.

Um questão curiosa é que se o paciente comprou o remédio e precisa tomar por algum motivo, então por qual razão esse medicamento sobra? Isso se dá pelos seguintes fatores:

– Quantidades desnecessárias do medicamento que vem nas caixas e nos vidros;

– Interrupção precipitada por conta do paciente;

– Alguma reação adversa, que obriga o paciente a parar o uso do remédio;

– O remédio não está fazendo efeito e necessita ser trocado.

Para isso, junto com o professor Heder, especialista em Farmacologia clínica, explicaremos a seguir como deverá ser descartado todos os medicamentos:

Qual é a melhor forma de descartar os medicamentos?

O modo correto de descartar um medicamento é ir ao um estabelecimento de saúde, como uma drogaria, farmácia e Unidade básica de saúde, com o objetivo de deixar o medicamento nesses locais. Assim as pessoas responsáveis levarão o remédio a uma Instituição de tratamento, que terá todo o cuidado na reciclagem.

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe da RDC número 306, sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, que exige uma regulamentação, planejamento e gerenciamento desses resíduos de medicamento, por conta das Farmácias e Drogarias. Em algumas cidades o projeto já está valendo e a população deverá deixar os restos dos remédios nos locais indicados pelo recinto.

Todas a sobras de medicamentos têm de ser descartadas de forma correta. Portanto, procure os locais citados acima e faça sua parte para não contaminar o nosso meio ambiente.