Dando continuidade ao texto sobre quais são os esportes paralímpicos, hoje falaremos sobre outras modalidades e suas regras, monitoradas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro:

Futebol de 5
O Futebol de 5 é realizado com atletas com deficiência visual ou cegos. Com a metragem parecida com uma quadra de futsal, o futebol de 5 é praticado em uma grama sintética e sem lateral. O curioso é que o goleiro tem 100% da visão, porém os outros 4 na linha possuem algum tipo de deficiência visual. Diferente dos jogos em campo, onde a torcida faz muito barulho, o jogo exclusivo para deficiente visuais é bem silencioso.

Futebol de 7
Dedicado aos deficientes com paralisia cerebral, o futebol de 7 é jogado por 6 jogadores na linha e um no gol. O tempo é reduzido em 15 minutos cada tempo, ficando dois tempos de 30 minutos. Os atletas são divididos em grupos especificando o grau da deficiência de 5 a 8, sendo que 8 é um grau menor de comprometimento físico.

Goalball
O goalball é outro esporte paralímpico dedicado aos deficientes visuais. Jogado em uma quadra do tamanho de uma quadra de vôlei, esse esporte conta com 3 jogadores para cada lado, a bola possui um guizo no seu interior e um gol com nove metros de largura e 1,2 de altura.

Halterofilismo
Desenvolvido para atletas com deficiência física ou paralisia cerebral, o halterofilismo paralímpico é feito em um banco, onde o atleta fica deitado e tem que levantar um barra com peso (exercício de supino).

Hipismo
Uma raridade no esporte é o Hipismo paralímpico, ele é praticado por Homens e Mulheres na mesma competição. O Hipismo recebe atletas de vários tipos de deficiência e o mais engraçado é que os cavalos também recebem medalhas.

Fique ligado para conhecer mais modalidades que estarão nos Jogos Paralímpico em 2016.