A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura considerada essencial para a função saudável do corpo humano. Alguns tipos diferentes da vitamina, foram identificados, incluindo ergocalciferol (vitamina D1) e o colecalciferol (vitamina D3). Este tipo de vitamina ajuda o corpo a absorver outros nutrientes na corrente sanguínea, assim como promover a formação e manutenção saudável dos ossos.

Há uma série de fontes alimentares de vitamina D, como produtos lácteos, como leite e manteiga, gema de ovo, atum e sardinhas. Há também alguns vegetais de folhas verdes , como espinafre, que fornecem uma boa fonte de vitamina. As fontes naturais são preferíveis do que suplementos alimentares, pois geralmente são absorvidas mais facilmente pelo organismo.
Junto com o consumo de alimentos ou suplementos, períodos curtos na luz solar também ajudam na obtenção da vitamina. O contato direto com uma certa quantidade de luz natural do sol ajuda o corpo a metabolizar a sua própria vitamina D3. No entanto, o mesmo efeito não pode ser obtido com a utilização de luz artificial.

Deficiências em vitamina D podem levar à perda de resistência dos ossos, e também a diminuição da capacidade do corpo no uso de cálcio e fósforo. O corpo também pode se tornar incapaz de coagular o sangue eficientemente. Em alguns casos, uma deficiência pode afetar o cérebro e sistema nervoso, reduzindo a capacidade do corpo de responder apropriadamente ao stress, diminuindo a eficiência do fígado, e também desencadeando palpitações. Há também algumas evidências de que a falta desta vitamina pode aumentar o risco do desenvolvimento de câncer de cólon.