A obesidade nessa última década tornou-se um problema mundial. Cada vez mais as pessoas estão sofrendo com doenças como diabetes, pressão alta, problemas digestivos e, até na hora de dormir, com a insonia ou apneia do sono. A maioria dos estudos feitos por médicos e nutricionistas alertam sobre os perigos para o coração, figado, rins e outros sistemas do corpo. Acontece que novos estudos abordam que em alguns casos o individuo tem sobre peso, porém, apresenta ser tão saudável quanto uma pessoa de peso normal. Aí que surge a pergunta: É possível ser saudável e obeso?

Primeiro vamos entender como podemos saber se estamos abaixo do peso, peso ideal, sobre peso ou obeso. Para calcular o peso usamos a aplicação da fórmula do índice de massa corpora IMC, que irá lhe dizer em que situação você está. Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.

Por exemplo, se você pesa 80Kg e mede 1,87m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 80 ÷ 1,87²
IMC = 80 ÷ 3,49
IMC = 22,92

IMCDiagnóstico
menor que 18,5baixo peso
entre 18,5 e 24,9intervalo normal
entre 25 e 29,9sobrepeso
entre 30 e 34,9obesidade classe I
entre 35 e 39,9obesidade classe II
maior que 40obesidade classe III

 

Voltando para a questão da obesidade e a saúde, especialistas afirmam que há sempre uma exceção à regra e, para a saúde física, pode ser adaptado também. Isso porque se um individuo apresenta obesidade e em seus exames não é encontrado problema de elevação arterial, diabetes, problemas no sangue, entre outros que afetam sua saúde, a pessoa é considerada tão saudável quanto uma em peso normal.

Muitas especulações estão sendo feitas sobre esse quadro da obesidade saudável e sempre o ponto final é que a obesidade prejudica o corpo, seja através do coração, corrente sanguínea através do colesterol, diabetes, respiração e até mesmo ao caminhar. O sobre carregamento nos joelhos pode causar problemas sérios e irreversíveis e a barriga elevada em gordura visceral tem ligação direta com doenças cardíacas. Além disso, pesquisas afirmam que a pessoa acima do peso está propensa a ter uma morte prematura, isso em relação aos de peso normal.

A maioria destas doenças pode ser evitada com mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável e atividade física regular. De modo geral, quanto mais gordura corporal você estiver carregando, maior será o seu risco para a saúde. Sempre consulte o seu médico e especialistas na área, tenha certeza de que você está seguindo uma vida saudável e duradoura.