Texto desenvolvido pela professora e coordenadora Cida Bucater 
 
Por que um MBA em Assessoria Executiva? Deve estar se perguntando você, profissional que já atua como Secretária ou Secretário – sim, embora a maioria de profissionais na área seja composta por mulheres, há muitos Secretários e Assessores atuando em empresas públicas e privadas.
 
Será que a resposta é simples? Vejamos: o mundo mudou, os desafios organizacionais constantemente se modificam, profissões desaparecem, outras surgem, a grande maioria vem sofrendo modificações e entre as profissões, a de Assessor (a).
 
Portanto, os profissionais de Assessoria – Secretárias(os), Assessoras(es) e Assistentes necessitam rever sua postura e desenvolver novas competências para obter sucesso profissional.
 
Conhecimento do negócio, visão estratégica e da relação com o cliente, domínio da tecnologia, competência interpessoal, competência administrativa, competência decisória e de comunicação, são imprescindíveis, para uma profissão que se caracteriza pela multiplicidade e diversidade das tarefas.
 
Robert Reich, em seu livro "O Trabalho das Nações", descreve o secretariado como “uma das profissões de futuro”, definindo-a como uma das mais proficientes e promissoras. 
 
Roberto Shinyashiki falando sobre o papel da Secretária atualmente afirma:
 
“[…] cada vez mais está se tornando uma profissional capaz de pensar estrategicamente e não ser uma cumpridora eficiente e rápida de ordens e solicitações. A secretária tem se colocado em um novo patamar, no qual consegue compreender a dinâmica de todos os projetos com os quais o executivo esteja comprometido”.
 
“[…] têm de manter postura pro-ativa, executando ações eficientes e em tempo real, pensando junto ou até antes dos executivos que assessoram. É fundamental que conheçam os desafios dos diretores e tenham conteúdo de informações que lhes permita dialogar, propor, ponderar, antecipar-se e apresentar soluções em vez de problemas”.
 
Bem, agora a resposta está mais completa: para exercer a profissão a que Reich se refere, com o perfil sugerido por Shinyashiki, e que certamente o mercado espera e os novos tempos exigem, é indispensável a complementação acadêmica, trazendo novos conhecimentos e ampliando os horizontes. Mas só isto não basta: o autoconhecimento, o aprimoramento dos sentidos e da percepção obtidos por meio da boa música, da leitura de um bom livro, do contato com a natureza e da companhia das pessoas queridas,nos torna melhores e com certeza, profissionais mais eficientes.
 
Espero encontrar você neste curso desenvolvido com muito entusiasmo e carinho por profissionais apaixonados pelo que fazem.
 
______________________________
 
Conheça o MBA a distância em Assessoria Executiva