O cálcio é um mineral muito importante para a nutrição do organismo humano, principalmente para a saúde dos ossos e dentes. No nosso organismo o cálcio é encontrado 99% nos ossos e dentes e 1% na corrente sanguínea, fluidos extracelulares (fora das células) e no interior das células, regulando funções essenciais. O cálcio ajuda a manter o ritmo cardíaco, a função muscular, ajuda no crescimento dos ossos e seu fortalecimento e também no tratamento da osteoporose, mas frequentes em idosos.

Apesar de seus inúmeros benefícios, esse valioso mineral não é consumido de maneira ideal no Brasil, fazendo com que milhões de brasileiros sofram em alguma fase de suas vidas com os sintomas de falta de cálcio. O intuito dessa postagem é orientar a população sobre o consumo ideal em cada etapa de vida e alertar sobre outros benefícios que ele pode ser bem eficaz.

Quanto cálcio que você deve tomar?

De acordo com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, o ser humano precisa estabelecer um consumo diferente de cálcio durante as fases da vida, visando a saúde e o crescimento dos ossos. Com isso, o Instituto criou o ID – Ingestão Adequada para o cálcio, colocando na dieta a quantidade exata.

Veja abaixo a tabela com a faixa etária e o consumo do cálcio:

Categoria
Cálcio: ingestão adequada
0-6 meses210 mg / dia
7-12 meses270 mg / dia
1-3 anos700 mg / dia
4-8 anos1000 mg / dia
9-18 anos1300 mg / dia
19-50 anos1000 mg / dia
51 anos e acima1200 mg / dia


. As mulheres que estão grávidas ou amamentando não precisam de cálcio extra.

A forma ideal de se consumir o suplemento de cálcio é em pequenas porções durante o dia e com alimentos, para que o corpo faça a absorção de forma correta. O recomendado pelos nutricionistas é que seu ingestão seja acompanhado de vitamina D e magnésio.

Os alimentos ricos em cálcio:

– Leite;
– Queijo;
– Iogurte;
– Brócolis;
– Couve e couve chinesa;
– Cereais;
– Produtos de soja e alimentos de soja;
– Tofu.

Outros benefícios do cálcio

Os benefícios do cálcio são inúmeros, como por exemplo o uso dele para controlar o altos níveis de magnésio, fósforo e potássio no sangue. Há boas evidências de que o cálcio pode ajudar a prevenir ou controlar a pressão arterial elevada. Ele também pode reduzir os sintomas da TPM, bem como desempenhar um papel na prevenção de certos tipos de câncer. 

Não importa em qual etapa da vida você está, o cálcio é muito importante para sua nutrição e saúde. Caso você esteja tendo algum problema com seus dentes, ossos e até no exame de sangue faça uma consulta com seu nutricionista, que irá lhe ajudar na ingestão adequada de cálcio para resgatar a falta de.