Combinar atividades prazerosas com deveres é um dos principais desafios das famílias em qualquer lugar do mundo. Fazer o filho alimentar-se corretamente, desenvolver o hábito dos estudos e praticar esportes não é tarefa fácil. Pelo fato de serem atividades pouco interessantes para os pequenos, orientá-los para que adquiram essas práticas demora tempo – e, em alguns casos, os pais nunca conseguem. 
 
Contudo, existem algumas estratégias para facilitar a introdução das crianças no estilo de vida saudável. No caso dos esportes, um exemplo é a natação. O esporte praticado na piscina – se supervisionado por um profissional qualificado e respeitando os interesses e capacidades físicas do jovem – tem benefícios positivos, físicos e psicológicos.

Importância da atividade física no combate da obesidade infantil

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o número de crianças menores de cinco anos com excesso de peso no mundo cresceu de 31 milhões em 1990 para 42 milhões no ano de 2014. As expectativas são de 75 milhões de crianças até o ano de 2015. 
 
Os riscos para o desenvolvimento da criança, caso ela seja obesa ou tenha sobrepeso, incluem desde doenças cardíacas até diabetes e hipertensão. Isso sem falar das possíveis consequências psicológicas, geradas por sofrer bullying dos colegas em sala de aula. 
 
Por isso, o estímulo da prática esportiva, como a natação, seja pelos pais como dos professores, são mudanças simples, mas com efeitos positivos no futuro da criança. 
 

As vantagens da natação para a saúde das crianças 

Previne possíveis afogamentos: segundo o boletim da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático,  publicado em 2018, 52% das mortes por afogamento de crianças até 9 anos acontece na piscina de casa. Ensinar o seu filho a nadar pode impedir tais fatalidades de acontecer. 
 
Saber nadar trata desde cedo o medo de entrar na água, desenvolvendo o sentimento de segurança. 
 
Reforça o tônus muscular e o condicionamento físico.
 
Por ser uma atividade com gasto calórico elevado, evita a acumulação de gordura e consequente sobrepeso. 
 
Pelo fato de gastar bastante energia, deixa a criança tranquila durante o dia, aumentando a concentração e foco durante as aulas. 
 
Desenvolve confiança e noções de cidadania, trabalho em equipe e solidariedade – características fundamentais para a vida em sociedade. 
 
Melhora a capacidade cardiovascular, pois trabalha com a respiração durante todo o momento. Ao mesmo tempo, fortalece o diafragma – musculatura relacionada à capacidade respiratória. 
 
—————————————————–
 
Por fim, vale lembrar que todo esporte deve ser realizado de forma prazerosa, sem cobranças e obrigações. Sendo assim, a criança precisa encontrar a melhor atividade, aquela que proporciona felicidade e tranquilidade, para que possa praticá-la sem estresse. Na dúvida, consulte um profissional de Educação Física, caso tenha interesse em adquirir acompanhamento na escolha do esporte.
 
Caso esteja na procura de saber mais desse tema, aproveite para ter acesso a conteúdos de professores especializados no curso de pós-graduação em Natação e Atividades Aquáticas da Estácio. As inscrições estão abertas. Não perca tempo e inscreva-se agora mesmo!
 
Fontes usadas como base: 
 
O Globo 
Tudo Ela
Globo Esporte