O que um personal trainer faz?

O personal trainer é uma pessoa qualificada para treinar outras pessoas a fim de alcançar um nível desejado de fitness. Ele ou ela não apenas demonstra às pessoas como funcionam os aparelhos em uma academia, mas também tem as habilidades e experiência para ajudar os clientes a alcançar um nível de aptidão apropriado ou desejado para o seu corpo.

Independentemente de você frequentar academias regularmente há algum tempo ou se está indo pela primeira vez, existem muitos benefícios em contratar um personal trainer. Ele ou ela deve analisar cuidadosamente o seu estilo de vida, avaliar o tipo de dieta que você faz, com qual frequência você se exercita, bem como o nível de fitness que você espera alcançar.

Com as respostas a estas perguntas, o personal trainer pode elaborar um programa de condicionamento físico específico para você. Com isso, será possível otimizar os treinos que atendem especificamente ao seu condicionamento atual.  Ao intensificar gradualmente estes exercícios ao longo do tempo, você deve ver e sentir os resultados em todo o seu corpo.

Ainda assim, um dos maiores problemas com programas de fitness não é o personal trainer, mas sim a força de vontade do cliente. Ele pode estar entusiamado nas primeiras semanas, mas após um tempo pode se aborrecer  com o programa, perdendo o foco. Um bom personal trainer deve ser encorajador para o novo cliente, apontando os benefícios a serem obtidos, tanto de fitness e auto-confiança, e modificando os tipos de exercícios e aparelhos de tempos em tempos, para evitar a rotina.

Um treinador também deverá ser capaz de fornecer instruções para uma dieta nutricional específica para o cliente, fornecendo informações sobre dietas para ganho ou perda de peso. Quando a dieta é adaptada especificamente ao cliente, os resultados desejados serão vistos mais rapidamente.

Outro benefício para a contratação de um personal trainer é a segurança, pois ele desenvolverá um treino específico de acordo com cada cliente, visando evitar lesões.  É muito comum ver as pessoas na academia se exercitarem muito além de suas capacidades, podendo causar mais mal do que bem. O treinador será capaz de mostrar ao cliente como trabalhar de forma mais eficaz e como minimizar os erros.

O personal trainer existe para ajudar o cliente a obter o máximo de seu corpo. Um bom treinador vai estar tão satisfeito de ver os resultados do cliente, quanto o próprio cliente. Um bom personal trainer pode ser considerado um mentor em fitness, alguém que vai estar lá para ajudar o cliente a atingir a meta que ele ou ela deseja. A relação entre o cliente e o treinador também deve tornar uma experiência natural e amigável do ginásio, ao invés de algo a ser temido.