O marketing tem como principal objetivo a venda e o lucro para a empresa, essa comunicação é feita por diversas ações que conectam o público-alvo e a marca. O marketing pessoal não é diferente, porém, nesse caso, a marca é você e suas ações são o que você representa para as outras pessoas. Hoje trabalhar o seu marketing é a melhor maneira de abrir novas oportunidades de trabalho, além de lhe deixar mais confiante.

Já dizia o ditado popular A primeira impressão é a que fica, no meio empresarial não é diferente, o primeiro contato é que determina o rumo da comunicação, se a porta está aberta ou fechada. Como por exemplo, se você vai ao um restaurante e chegando lá você encontra uma barata logo do lado de fora, depois você é mal atendido pela recepcionista e para terminar a comida tava fria. Qual é a chance de você voltar ao restaurante? O que deve ser relacionado é a forma que nos apresentamos para o próximo, seja a uma entrevista de emprego, uma reunião de negócios ou uma apresentação de novas ideias para o seu chefe.

O conceito do marketing pessoal é fazer com que ao final da comunicação haja entendimento e satisfação das partes. Algumas etapas tem que ser seguidas para que você trabalhe o marketing pessoal corretamente, e elas são:

Objetivo – Tenha certeza sobre quais são os seus objetivo, saiba onde você está indo, o que você precisa fazer para chegar até o ponto almejado.

Apresentação física – Um cabelo cortado, unhas bem feitas, roupa apropriada para a situação são parte de sua apresentação física e deverá ser bem planejada. Caso você tenha um estilo próprio, defenda seus objetivos e encontre maneiras de expor, nunca sendo radical.

Estude – O ato de estudar é a melhor maneira de adquirir conhecimento e é ele que lhe deixará capaz de argumentar em todas as situações empresarial. Estude sempre antes de uma reunião ou entrevista, a pessoa que possuí conhecimento consegue melhores oportunidades.

Fale mais saiba escutar – Sempre exponha seu ponto de vista, mas saiba escutar o que o outro está falando. Seja envolvente, faça pergunta, discuta as razões das coisas e sempre respeite a opinião alheia.

O marketing pessoal muito tem a ver com a personalidade de cada pessoa, mas se você trabalhar os itens acima, certamente você será mais qualificado para oferecer ao mercado o melhor produto (você mesmo).