Como explicado no texto “Quais são os tipos de diabetes“, a diabete é uma doença causada pelo mal funcionamento da digestão do alimento ou disfunção do metabolismo relacionado ao índice de glicose no corpo, responsável em dar energia ao corpo humano. Hoje vamos abordar um tipo de diabetes específica, isso porque ela aparece geralmente em mulheres em período gestacional e muitas vezes desaparece depois que o bebê nasce.

“Diabetes hoje é uma endemia, que atinge especialmente mulheres e crianças, pela má alimentação, difusão hormonal, hereditariedade e a falta de um bom estilo de vida”, Ana Miriam Geabra, professora do cursos de Pós em Nutrição.

O que é Diabetes Gestacional?

A diabetes gestacional é uma forma de diabetes que ocorre durante a gravidez e geralmente desaparece depois que o bebê nasce. Ela é diagnosticada quando são diagnosticados níveis superiores do que o normal de glicose no sangue e aparecem pela primeira vez durante a gravidez. Entre 5% a 8 % das mulheres grávidas desenvolvem a diabetes gestacional e isso geralmente ocorre em torno das 24 a 28 semanas de gravidez.

Todas as mulheres no período de gravidez deverá ser examinada especificamente para diabetes gestacional, tendo que fazer um exame de sangue especial. Embora os níveis de glicose no sangue materno geralmente voltaram ao normal após o nascimento, há um aumento do risco para a mãe desenvolver diabetes tipo 2 no futuro. O bebê também podem estar em risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

As mulheres que têm um ou mais dos fatores de risco listados abaixo são aconselhadas a fazer um teste de diabetes quando a gravidez é confirmada e novamente às 24 semanas se o diabetes não foi detectada no início da gravidez.

Qual grupo de mulheres corre mais risco de desenvolver diabetes gestacional?

– Mulheres com 30 ou mais;

– Mulheres com um histórico familiar de diabetes do tipo 2;

– Mulheres acima do peso;

– Mulheres que tiveram diabetes gestacional durante a gravidez anterior;

O que causa a diabetes gestacional?

Na gravidez, a placenta produz hormônios que ajudam o bebê a crescer e se desenvolver. Esses hormônios também bloqueiam a ação da insulina da mãe. Isto é chamado de resistência à insulina. Devido a esta resistência à insulina, a necessidade de insulina durante a gravidez é de 2 ou 3 vezes superiores ao normal . Se o corpo é incapaz de produzir esta quantidade de insulina, se desenvolver então a diabetes gestacional.