Digamos que nos tempos modernos o açúcar poder ser considerado um alimento que funciona como uma válvula de escape para muitas pessoas, que possuem rotinas agitadas e recheadas de obrigações e buscam adoçar o dia-a-dia. Cada vez mais pessoas estão perdendo o controle da quantidade de açúcar ingeridos durante o dia, pela manhã colocamos açúcar no cafezinho, após o almoço comemos uma sobremesa, durante a parte da tarde comemos um bolacha ou um pedaço de bolo e é claro acompanhada de um outro café com açúcar, para tirar o sono e para acabar o dia tomamos um refrigerante durante o jantar. Esta rotina faz parte da realidade de aproximadamente 50% da população brasileira, que está com sobrepeso ou com obesidade, correndo risco de adquirir doenças como hipertensão, ataque cardíaco, diabetes e câncer.

A adição de açúcar é o único pior ingrediente na dieta moderna, isto porque ele pode ter efeitos nocivos sobre o metabolismo e contribuir para todos os tipos de doenças. Pensando na sua saúde e nutrição, desenvolvemos algumas razões para você começar a controlar a adição do açúcar em tudo:

A saúde começa pela boca, nesse caso os dentes
Desde criança ouvimos nossos pais falando que o açúcar faz mau aos dentes, de fato isto é a pura verdade, o açúcar é muito ruim para os dentes, pois fornece energia de fácil digestão para as bactérias na boca.

O açúcar não possuí nutrientes essenciais para a saúde
Os açucares como a sacarose e xarope de milho rico em frutose contêm um monte de calorias com NENHUM nutrientes essenciais. Por essa razão, eles são chamados vazios de calorias, além de não possuir proteína, gorduras essenciais, vitaminas e minerais. O açúcar é somente uma grande ingestão de energia, que causa deficiência de nutrientes saudáveis para o organismo.

O açúcar causa problemas no figado

Muito rico em frutose, o açúcar acaba sobrecarregando o figado, para entender o que por que o uso excesso do açúcar é tão ruim, você precisa entender o que processo de digestão.

Antes de o açúcar entrar na corrente sanguínea a partir do trato digestivo, ele é dividido em dois açúcares simples: glicose e frutose.

A frutose é metabolizada pelo figado e transformada em glicogênio, onde o figado o armazena, até que o corpo possa usufruir dele. Acontece que o corpo não precisa muito de glicogênio e com isso o figado acaba ficando sobrecarregado e é quando a frutose deixa de virar glicogênio é transformado em gordura, isto dentro do figado.

O açúcar pode provocar resistência à insulina, um trampolim para Síndrome Metabólica e Diabetes

A insulina é um hormônio muito importante para o corpo. Ele permite que a glicose (açúcar no sangue) entre nas células do sangue e comande as células a começarem a produzir glicose em vez de queimar gordura. Ter excesso de glicose no sangue é altamente tóxica e uma das razões para as complicações da diabetes, tais como a cegueira.

Uma característica da disfunção metabólica que é que a insulina deixa de funcionar como deveria. As células tornam-se resistente a ela. Isto também é conhecido como resistência à insulina, que se acredita ser um controlador principal de muitas doenças, incluindo a síndrome metabólica, a obesidade, as doenças cardiovasculares e em especial a diabetes de tipo II. Muitos estudos indicam que o consumo de açúcar está associado com a resistência à insulina, especialmente quando ele é consumido em grandes quantidades.

Caso você esteja achando esses motivos poucos para reduzir a quantidade de açúcar no sangue, espere até a parte dois desse artigo, ainda essa semana.