A gestação para a mulher principalmente é um momento muito importante de conquista e realizações, mas a gravidez pode trazer algumas alterações hormonais que afetam diretamente o emocional e o físico. O Pilates para mulheres grávidas surge como uma prática do exercício capaz de fortalecer e preparar o corpo feminino.

De acordo com a Professora dos cursos de Pós em Educação Física, Maria Militão, o Pilates na gestação ajuda a mulher a combater as alterações musculoesqueléticas e posturais, fazendo a mulher sentir muitas dores nas costas.

Como o Pilates ajuda a mulher durante a gravidez?


Pilates fortalece sua barriga, costas e músculos do assoalho pélvico, sem forçar demais as articulações, por isso é um ótimo exercício para fazer quando você está grávida. Algumas pesquisas sugerem que fazer Pilates regularmente pode ser tão eficaz quanto fazer exercícios do assoalho pélvico. Verifique se o seu instrutor de Pilates é experiente ou até mesmo possuí Pós graduação na área, sendo assim capaz de ensinar as mulheres grávidas.

Foque sempre uma aula de Pilates especial para mulheres em período gestacional. A principal vantagem do Pilates é que ele atinge os músculos exatos e funções que podem ser um problema durante a gravidez e após o nascimento, de uma forma segura.

Quais são os benefícios do Pilates para a gestação?

Músculos da barriga – Fortalece o músculo abdominal ajudando o corpo a lidar com as tensões causadas pelo peso do bebê crescendo.

Dores nas costas – Reduz as dores nas costas causadas pelos músculos fracos sobrecarregando o assoalho pélvico.

Assoalho pélvico – Fortalecer o assoalho pélvico ajudará a apoiar o seu intestino, bexiga e útero enquanto o bebê cresce e se move para baixo.

O equilíbrio – O peso da gravidez pode deixar a mulher um pouco mais desajeitada e sem confiança, com isso, o Pilates reforça o núcleo do corpo, tornando-ló mais estável.

Relaxa e controla a respiração – O controle da respiração é importante para relaxar e transportar isso para todo o período da gravidez e o trabalho de parto.

Exercício é bom para você durante a gravidez. Você deve procurar fazer tanto exercícios aeróbicos, como caminhada rápida ou nadar e exercícios de fortalecimento muscular, como Pilates ou Yoga.