Este período de quarentena representa um movimento de mudança no dia a dia dos brasileiros e brasileiras que começaram a viver suas atividades rotineiras a distância, por assim dizer. Este texto busca evidenciar como a internet está sendo uma fiel aliada neste momento de isolamento social. Vamos embarcar nesta leitura?

 

Para dar um panorama inicial, somente nos três primeiros dia de quarentena, o consumo de internet fixa aumentou em 40%, segundo a Folha
 
A utilização das redes sociais digitais também sofreu um aumento. O Pinterest, por exemplo, teve um pico histórico de interação em meio à pandemia. Um estudo disponibilizado pela Kantar mostra que houve um crescimento, também de 40%, na utilização do Facebook, do WhatsApp e do Instagram. 

Adaptação ao home office

A modalidade do home office, que é o trabalho realizado a distância, apoiou-se nas novas plataformas e ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias digitais para continuar seu funcionamento. 
 
Estudos apontam que houve um crescimento na procura por sites e apps de videoconferência, não apenas ocasionado pela migração de muitas empresas para o modelo home office, mas também pela adaptação de instituições de ensino superior para a modalidade EAD, que é o estudo a distância. 
 
Neste movimento adaptativo, que foi brusco e com pouco tempo de planejamento, dificuldades foram encontradas. No ambiente corporativo, por exemplo, restabelecer o ritmo e a produtividade, estabelecer uma nova rotina e fazer a gestão das equipes de forma remota são alguns dos problemas mais incidentes desse período. 
 

Buscas no Google

As buscas no Google também evidenciaram a mudança na rotina de muitos brasileiros e brasileiras, que passaram a fazer mais buscas por equipamentos e aulas online de ginástica, por formas de cozinhar em casa e por itens de supermercado, entre outros tópicos mostrados pela Exame.
 
Outro tópico importante de destacar é que uma das grandes demandas desse momento de isolamento é a oferta e a procura por conteúdos gratuitos na internet. Para acompanhar essa demanda, foi criada a Maratona Pós Estácio, a fim de fomentar os estudos em casa.
 
O dia 17 de maio foi estabelecido como Dia Mundial da Internet e Dia Internacional da Comunicação, razão pela qual chamamos a atenção para dois pontos complementares nos dias de hoje: as tecnologias digitais e a comunicação.  
 
Durante esse período de distanciamento social, a internet é a nossa grande aliada para continuarmos próximos das pessoas. As plataformas digitais representam, assim, uma estratégia de conexão e, consequentemente, de encurtamento da distância imposta pelo isolamento físico, seja por causa do trabalho, para manter as aulas de pós-graduação a distância, ou, simplesmente, continuar em contato com amigos, família e pessoas queridas.