Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Dentre as características dos indivíduos que apresentam a balança das emoções e da racionalidade equilibrada é possível citar a capacidade de controlar impulsos, o preparo para canalizar emoções, a capacidade de praticar a gratidão e de motivar as pessoas ao redor. 
 
Foi sobre isso e outras peculiaridades que envolvem este universo único que a professora Sonia Maria Savino tratou no dia de ontem (17). Ao apresentar uma palestra exclusiva para a Pós Estácio intitulada “Inteligência Emocional: ou Você Tem ou Aprenda a Usar”, a profisisonal trouxe a definição de Goleman, que destaca cinco habilidades específicas na inteligência emocional: Autoconhecimento emocional, Controle emocional, Automotivação, Empatia e Desenvolvimento de relacionamentos interpessoais (habilidades sociais). 
 
De acordo com a explicação de Sonia Savino, os participantes realizaram também um autodiagnóstico, por meio de uma espécie de teste para avaliar seus níveis de inteligência emocional. A partir de perguntas relacionadas à emoções e à situações do cotidiano, os presentes no evento puderam analisar melhor como reagem e como suas atitudes são refletidas para a sociedade, o ambiente doméstico e o de trabalho.  
 
Certamente foi uma palestra muito interessante, com um conteúdo completo e rico. As informações abordaram a busca da resiliência, dados a respeito de Programação Neurolinguística, o aprofundamento acerca da inteligência emocional e da compreensão dos sentimentos, dentre outros aspectos.