Os conceitos empresariais de hoje em dia estão cada vez mais apontados para a necessidade de se criar lucros e tirar o espaço dos concorrentes. Com essa visão competitiva de mercado, os modelos de gestão dentro das empresas estão cada vez mais cobrando o papel do líder perante sua equipe. Isso significa que se os resultados não aparecem a culpa é colocada nas habilidades da liderança e não analisada de forma global ou conjunta. As necessidades de alcançar resultados tem que ser encaradas por todos no departamento com o mesmo entusiamos, colocando não só quem está no comando(o líder), como os colaboradores no mesmo nível de responsabilidade no que se diz participação e envolvimento com os projetos.

O assunto sobre o O envolvimento dos colaboradores surge de alguns relatos de líderes de Recursos Humanos – RH que falam sobre os problemas de retenção de funcionários e dificuldades de encontrar pessoas apaixonadas e envolvidas nos projetos. Podemos associar essa situação com as características da geração Y, que possuem menos vínculos e mais necessidade de achar um real motivo para todos os processos, fazendo com que as relações empresa e colaborador não vá para frente.

A falta de retenção acaba causando um efeito colateral nos negócios da companhia, fazendo com que o processo de refação seja maior, que projetos fiquem em atraso e o principal, os clientes fiquem sem novidade ou até mesmo atendimento. Por isso, é hora de repensar no conceito do envolvimento dos funcionários.

Quando um departamento de uma empresa trabalha com engajamento, ele se torna um dos maiores diferenciais competitivos no negócio. Se as pessoas amam o seu trabalho e do meio ambiente, elas vão tratar melhor os clientes, inovar e melhorar continuamente.

Criar um ambiente de trabalho de alto desempenho é um problema complexo. Mas como nada é impossível vamos dar algumas dicas que poderá fazer com que sua equipe seja apaixonada e envolvida com os negócios e objetivos:

– Deixar bem claro a missão, visão e valores nas entrevistas de emprego. É preciso analisar a resposta do candidato com cautela, fazendo com ele seja colocado em algumas situações cotidianas;

– Saiba encontrar as habilidades e tenha a percepção do projeto que ele terá como responsabilidade. Saber analisar as características e facilidades fará com que o desempenho do funcionário seja aumentado;

– Dê ferramentas de qualidade para o trabalho. A ferramenta é o meio mais importante para fazer com que o colaborador alcance as metas. Se essas ferramentas não estão em alto nível, com certeza os resultados sofreram alterações para pior;

– Dê feedback. Com o retorno de como o trabalho está indo, tanto no lado positivo e negativo, o colaborador consegue perceber os parâmetros para se chegar no objetivo. Claro, que esse feedback tem que ser feito de maneira pontual e reciproca.