Fuja das dores nas costas!



Uma das recomendações mais ouvidas na infância é “olha a postura!”. A advertência serve  para homens e mulheres e é muito mais séria que apenas um cuidado com a boa aparência.

Quase todo mundo já sentiu dor nas costas em algum momento de suas vidas. A intensidade e a duração na dor nas costas variam de uma pessoa para outra, ela pode variar de leve a grave, e pode ser de curta ou longa duração. 

Durante a vida, impedir todas as dores nas costas pode não ser possível como, por exemplo, não podemos evitar o desgaste normal em nossa espinha dorsal, que vai ocorrendo junto com o envelhecimento. Aqui vão algumas dicas para diminuir a ocorrência delas:

1 . Sua cama é extremamente importante – Colchões velhos, estragados ou finos demais podem ser causas das dores nas costas, por isso, é aconselhável a obtenção de um colchão novo adequado.

2 . As atividades feitas na cama podem ser um problema – Ler ou assistir televisão na cama é um hábito que deve ser evitado, pois quando se levanta a cabeça para ver a tela ou o livro, seus músculos podem contrair causando dor no pescoço.

3. Não se sente de qualquer jeito – Ficar em uma determinada posição por muito tempo exige muito dos músculos posturais. Em casos em que a postura está incorreta, como sentar em uma cadeira sem encosto, o dano por ser maior ainda, prejudicando o alinhamento da coluna. Além disso, recomenda-se frequentemente mudar de posição.

4 . Cruze as pernas – Cruzar uma perna alternadamente, em casos de sentar por longas horas em um determinado lugar, como em um teatro, ajuda a mover os músculos  das costas e do quadril.

5. Ao redor da casa –  Utensílios domésticos, livros e objetos utilizados frequentemente devem ser mantidos preferencialmente em prateleiras de fácil acesso, pois podem ajudar a evitar movimentos de inclinação.

6. Objetos nos bolsos traseiros – Homens têm o costume de levar a carteira no bolso de trás, o que pode resultar em dor crônica como consequência do desajuste na posição de sentar.

7. O levantamento de pesos excessivos devem ser evitados – A postura errada leva a desvios na coluna que, por sua vez, podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como a dos ombros, braços, mandíbulas, quadris, joelhos e pés. Ter posturas inadequadas por longos períodos pode acarretar enrijecimento das articulações vertebrais e até o encurtamento dos músculos.  Por isso, peça ajuda para um profissional ou um colega na hora do exercício de alta intensidade.

8. Para levantar um objeto pesado, flexione os joelhos e quadris – Ao levantar objetos pesados, eles devem ser trazidos junto ao corpo, de tal modo que os músculos da perna suportem pressão máxima.

9. Para grávidas – As mulheres devem tentar perder peso após a gravidez e fortalecer músculos posturais e abdominais, pois são enfraquecidos e esticados durante esse período.


Conheça os nossos cursos de Pós-Graduação em:

Fisioterapia em Gerontologia
Fisioterapia Traumato-Ortopédica