Aprovação de comercialização de eucalipto transgênico divide opiniões. A aprovação foi dada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) na última quinta-feira (9), ela foi solicitada pela FuturaGene Brasil Tecnologia Ltda, empresa de biotecnologia da Suzano Papel e Celulose. 
A empresa divulgou nota dizendo que a votação recebeu 18 votos a favor e 3 contra. A espécie liberada é a Eucalyptus spp L., contendo um gene da planta Arabidopsis thaliana.
Ainda segundo técnicos da FuturaGene disseram que o eucalipto modificado tem 20% mais de produtividade e poderá ser usado na produção de madeira, papel, entre outros itens.
De acordo com a empresa, a planta vem sendo testada desde 2004 e foi avaliada quanto a aspectos agronômicos, segurança ambiental, possíveis efeitos danosos a espécies de abelhas com e sem ferrão.
Ainda falta a publicação da decisão no Diário Oficial da União, depois disso, haverá prazo de 30 dias para interposição de recursos no Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS). Os recursos, caso ocorram, serão julgados pelo próprio conselho. Somente depois de notificada pelo CNBS, a empresa poderá registrar o produto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e iniciar a comercialização.