Na área da saúde, a carreira do profissional especializado em Toxicologia e Análises Clínicas é uma das mais demandadas pelo mercado de trabalho. Na área da saúde, entre os profissionais que podem se especializar nessa área estão os graduados em Biomedicina, Biologia e Medicina, entre outros cursos relacionados. Entretanto, ainda existe uma tendência maior entre profissionais de Farmácia que pretendem se especializar em Farmácia Clínica e Toxicológica, por isso compõem a maior parte dos profissionais nesse mercado.

 

O perfil e trabalho do farmacêutico toxicologista

O mercado de trabalho para o farmacêutico especializado em toxicologia é bastante concorrido, e requer aprovação em concurso para o exercício da profissão em órgãos públicos. Entre as principais carreiras para o farmacêutico toxicologista especialista, destaca-se o exercício da função de perícia criminal. Deste profissional são exigidos conhecimentos aprofundados e específicos dessa ciência, por isso é necessário proficiência em toxicologia ocupacional, forense e ambiental, além de conhecimentos de química analítica e instrumental. Exige-se do profissional, também, aptidão para tarefas analíticas, gestão laboratorial e capacidade de concentração.

O especialista atuante em perícia criminal realiza a perícia em locais de infração penal, coleta informações em investigações por meio da toxicologia forense, rastreia vestígios de drogas no organismo de indivíduos por meio de exames, realiza exames de necropsia e investiga adultérios de medicamentos e acidentes químicos em massa.

Em um laboratório de análises clínicas, o profissional especializado em toxicologia atua como responsável pelo processo de gestão laboratorial. Desta forma, ele realiza análises toxicológicas, gerencia a qualidade dos processos e responsabiliza-se pela supervisão técnica, operacional e administrativa.

Já em laboratórios de análises ambientais, o profissional atua estudando o efeito tóxico de contaminantes no meio ambiente, realizando também estudos relacionados à poluição atmosférica. É responsável por supervisionar o processo de tratamento de dejetos industriais e desenvolver metodologias para o tratamento e controle de águas,seja para uso industrial ou consumo humano.

 

Como se especializar em análises clínicas e toxicológicas

Para se especializar nesta área, é necessário que o profissional formado em alguma área da saúde realize um curso de pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas. O curso é composto de aulas teóricas e práticas que proporcionam uma formação rica em conhecimento, sólida e completa para qualificar o profissional em execução, interpretação e diagnóstico laboratorial.

Ao concluir uma Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas, o profissional estará se destacando no segmento como especialista em diversas funções dentro da área, podendo se tornar referência no setor e conquistar cargos cada vez mais prestigiados.

 

Você é profissional de Biologia ou Farmácia e deseja se destacar na área atuando na área de Análises Clínicas e Toxicológicas? Conheça o curso de Pós-graduação EAD em Análises Clínicas e Toxicológicas da Pós Estácio!

 

Leia também:

Atuação profissional e controle de qualidade em farmácias magistrais

A atuação do farmacêutico especializado em oncologia em hospitais