Você está se sentindo muito cansado e sem energia para fazer as ações do dia-a-dia? O cansaço excessivo pode estar sendo causada por fatores psicológico, físico, má alimentação, falta de exercício, noites de sono mal dormidas ou até mesmo um sinal de uma doença. A fadiga pode vir pelo cansaço físico ou pelo cansaço emocional, o principal nessa hora é identificar quais dos dois tipos de cansaço você está sentindo.

Cansaço emocional – Isso acontece quando o stress se acumula na cabeça, seja por conta do trabalho excessivo, pressão na hora de cumprir prazos ou até mesmo lidar com a morte de alguém próximo. 

Cansaço físico – Quando você passa o dia todo fazendo exercícios físicos seja no trabalho ou até mesmo como Hobbies e você não consegue nem erguer o braço ao fina do dia, isso pode ser um sinal de exercícios excessivos e que podem estar causando cansaço.

Se você acorda cansado pela manhã, mas durante o dia você vai se sentindo melhor, dê uma olhada no que está acontecendo em sua vida emocional. A chave para o seu cansaço pode ser na sua cabeça. Caso durante o período da manhã você se sente energizado e animado para aproveitar o seu dia, mas durante o final da tarde você começa a perder o pique, provavelmente você está lidando com um problema físico.

Razões para a fadiga emocional:

Acumulo de tarefas – Quando você tem uma rotina cheia de tarefas do começa ao fim, no qual essas obrigações lhe geram muito estresses pela responsabilidade. Essa pressão pode ser fator principal para sua mente cansada e a falta de energia para dia seguinte.

Não ter tarefas – Soa estranho, mas o tédio faz você ficar mais cansado ainda. Ser motivado para atingir objetivos adiciona uma faísca para a sua vida. O segredo é encontrar o equilíbrio certo.

Situações estressantes –  Muitas situações podem causar irritação, como mudar de emprego, mudar de cidade, uma prova ou até mesmo o fim de um relacionamento. Sempre encontre uma maneira ideal para enfrentar os seus problemas e caso não consiga sozinho, procure a ajuda de um psicologo.

Depressão – A doenças que atingem a mente humana causam o cansaço, a depressão têm que ser acompanhadas e seus motivos têm que ser analisados e tratados por um psicólogo ou, em muitos casos, por um psiquiatra.

Razões para a fadiga física:

Ignorando os nutrientes necessários
– As dietas de baixa calorias, jejum ou pular refeições por conta de uma rotina agitada pode contribuir para o cansaço físico.

Não dormir o suficiente –  O recomendado por especialista do sono é que uma boa noite de sono gira em torno de 7 à 8 horas, caso você esteja fazendo menos que isso e se sentindo cansado pela manhã, você pode estar precisando de mais horas de descanso por dia.

Não fazer exercício físico – O exercício é essencial para se sentir melhor, isso físico e mentalmente.

Não tomar a quantidade necessária de água por dia – A desidratação é um fator grave que afeta a energia do corpo. A alimentação é a base para oferecer ao corpo energia.


Siga as dicas e orientações acima e se mesmo assim você continuar cansado, procure um especialista que lhe dará os exames para saber a causa do cansaço.