Muito comum entre os brasileiros, o câncer de pele vem causando milhares de mortes todos os anos. Isso porque a alta exposição aos raios UV do sol prejudicam a nossa pele causando danos muitas vezes irreparáveis. A utilização de cuidados específicos com a pele é muito importante não apenas no verão, mas no ano inteiro.

Muitas pessoas pensam que só quando estão em uma praia ou uma piscina o uso de proteção contra o sol é necessária. Porém, os raios UV do sol podem chegar até você em dias nublados, bem como em dias claros e ensolarados. Os raios UV também refletem fora de superfícies como a água, cimento e areia.

O horário das dez às quatro horas da tarde são os mais perigosos para a exposição UV, sendo necessário ficar atendo aos seguintes cuidados:

– Procure sombra, especialmente ao meio-dia;
– Usar roupas para proteger a pele;
– Usar um chapéu de aba larga que cubra a cabeça, orelhas e pescoço;
– Usar óculos de sol que bloqueiam o mais próximo possível de 100% dos raios UVA e UVB;
– Use protetor solar com fator de proteção solar (FPS ) 30 ou superior;
– Evite bronzeamento artificial;
– Tome pelo menos 2 litros de água por dia.

Quais são os primeiros sintomas de câncer de pele?

Na maioria dos casos o câncer de pele aparece com o surgimento de lesões na pele, no formato vermelho e seu crescimento é lento. Outro aspecto é o aparecimento de pintas, que coçam, sangram ou exprimem mudança de cor. As feridas que não apresentam o processo de cicatrização também deverão ser investigadas por um dermatologista.. Outros pontos a serem observados são: assimetria e bordas irregulares.

Nossos professores de Pós em Fisioterapia especializada em dermatologia, afirmam que qualquer alteração, ferida ou pinta deverá ser analisada rapidamente por um especialista, que pedirá os exames certos para a prevenção da pele.

A prevenção é sempre o melhor remédio!