A reabilitação cardíaca refere-se a um programa estruturado de exercícios e educação concebido para ajudar a melhorar a função após um evento como um ataque cardíaco. Ele é normalmente fornecido por uma equipe de especialistas em diversas áreas, estes profissionais de saúde trabalham juntos para ajudar você a melhorar sua mobilidade funcional, diminuir os fatores de risco relacionados como a lesão cardíaca.


Os fisioterapeutas trabalham como membros da equipe de reabilitação cardíaca, contribuindo para a avaliação da função cardíaca, avaliando prejuízos que podem limitar a sua mobilidade, e assim prescrevendo exercícios progressivos e atividade física para que seja retomada a vida normal após um evento cardíaco.

Existem quatro fases de reabilitação cardíaca. A primeira fase ocorre no hospital após o evento cardíaco e as outras três fases ocorrem em um centro de reabilitação cardíaca ou em casa, uma vez que o paciente deixou o hospital.

Primeira fase da reabilitação cardíaca
A fase inicial da reabilitação cardíaca ocorre logo após o evento cardíaco. Junto com médicos e enfermeiros, os fisioterapeutas irão trabalhar a ajudar o paciente a recuperar a sua mobilidade.

Quando o caso é muito grave o paciente pode começar o trabalho de fisioterapia já na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e assim continuado quando o paciente for para o quarto do Hospital. Todos os eventos cardíacos deverão ser considerados e feitos uma recuperação já no Hospital.

Segunda fase da reabilitação cardíaca
Logo após sair do hospital o paciente deverá continuar o tratamento em uma clínica de fisioterapia, durando de três a seis semanas. Nesta parte serão monitoradas as respostas cardíacas em resposta a alguns exercícios de intensidade mais baixa.

Outro aspecto importante da segunda fase de reabilitação cardíaca é a educação sobre os procedimentos de exercício adequado e sobre como fazer. No final da segunda fase, você deverá estar pronto para começar o exercício e a atividade mais independente.

Terceira fase da reabilitação cardíaca
A terceira fase de reabilitação cardíaca envolve o exercício mais independente ou em um grupo. Você deve ser capaz de controlar seu próprio ritmo cardíaco, a resposta sintomática ao exercício e percepção subjetiva de esforço. Seu fisioterapeuta irá estar presente durante esta fase para ajudar você a aumentar a sua tolerância ao exercício e monitorar quaisquer mudanças negativas que possam ocorrer durante esta fase.

Como se tornar mais e mais independente durante a terceira fase de reabilitação cardíaca, o fisioterapeuta pode ajudar a adaptar um programa de exercícios, incluindo flexibilidade, fortalecimento e exercícios aeróbicos.

Quarta fase da reabilitação cardíaca
A última fase da reabilitação do seu coração acontece quando o condicionamento físico estará bom e resistente. O desenvolvimento e continuidade do exercício a partir daí, servirão de porto seguro para a prevenção de doenças cardíacas futuras. Nesta etapa o fisioterapeuta estará sempre disponível, alterando sempre quando necessário a sua rotina de exercícios, visando o bem-estar e a prevenção.

O evento cardíaco inesperado, como um ataque cardíaco ou uma cirurgia de coração aberto, pode ser uma experiência assustadora e que muda a vida das pessoas, porém, os profissionais da saúde estão aptos para fazer com que o processo de recuperação cardíaca fique mais fácil e prazeroso. Acredite nessas pessoas e faça corretamente todas as etapas que forem passadas.