Em qualquer empresa, de qualquer parte do mundo, a ordem é vencer! Os gerentes sonham em comandar uma equipe vencedora, onde seus colaboradores trabalhem de forma conjunta e produtiva, em função da excelência nos resultados. Um dos maiores impasses é que muitas vezes o foco do gestor se fixa apenas nos resultados pretendidos ou no funcionamento efetivo da equipe, quando na realidade ambos devem caminhar juntos.

A visão nessa hora tem que ser ampliada e alguns processos devem ser implantados desde o início, para contemplar os dois objetivos. Visando a essa integração dos processos criamos algumas dicas que colocarão o seu departamento no caminho para a vitória.

Veja como você pode construir uma equipe vencedora:

1. Investir no desenvolvimento da equipe.

Começamos esse processo com o recrutamento das peças importantes para o departamento, os colaboradores. O líder é parte importante do processo de entrevista e seleção de todas as futuras pessoas que farão parte da equipe. Claro que essa etapa é longa e demorada, porém, você verá que a longo prazo o investimento de tempo foi benéfico.

Já visando aos antigos colaboradores, o gestor deve estabelecer uma cultura de feedback, compartilhando ideias, opiniões, satisfações e insatisfações. Assim, entramos no conceito de gestão compartilhada, que aproxima ambas as partes para o desenvolvimento das atividades.

2. O planejamento e ferramentas.

Um carro sem direção somente consegue seguir um caminho reto, não conseguindo desviar de obstáculos e muito menos virar para o caminho certo, nunca chegando ao seu destino. A mesma coisa acontece com uma equipe: sem um planejamento e definições dos processos, os objetivos vão ficando longe e a cada barreira as pessoas tomarão caminhos diferentes. Tenha certeza de que todos estejam cientes do planejamento e de que forma a equipe como um todo deve executar as tarefas.

As ferramentas tem que estar a disposição de todos, conforme as exigências, se um trabalho exige um material X, os funcionários deverão ter todas as ferramentas físicas e tecnológicas para o trabalho do dia-a-dia.

3. Seja o melhor exemplo.

O primeiro passo é dar uma boa olhada no espelho e avaliar o seu próprio desempenho, hábitos de trabalho e habilidades de liderança. Veja se você está seguindo os procedimentos da empresa, se está reclamando da falta de estrutura ou sempre encontrando uma forma negativa de ver as coisas. Um bom líder é aquele que consegue abrir um problema vendo sempre o lado positivo e em conjunto achar uma boa solução.

4. Incentivar o melhor.

É obrigação de cada líder fazer com que sua equipe esteja fazendo o seu melhor.  Dê uma olhada no trabalho de sua equipe, fale sobre a importância daquela função e do trabalho que eles estão fazendo, o quanto a empresa precisa deles. Quando os funcionários têm um senso de significado na empresa, eles compram um propósito e fazem com paixão todo o trabalho, abrindo caminhos para ações e ideias extraordinárias. 

5. 
Metas e feedback.

Fornecer para a sua equipe uma  direção clara na forma de uma visão, missão e objetivos, e certificar-se de que cada membro da equipe tenha metas individuais claras. É um fato comprovado que a criação de metas e objetivos impulsionam as conquista.Ter expectativas claras e fornecer feedback regular garante que os funcionários estejam fazendo as coisas certas. Encontre soluções e forneça suporte, visando à remoção de obstáculos em conjunto. Claro que a tomada de decisão é do gestor, mas ouvir e estar aberto a outros pontos podem ajudar você a tomar a melhor decisão.

6. Criar uma equipe vencedora.

Construir a sua equipe vencedora é compartilhar a visão, missão, objetivos e expectativas em conjunto. Fazer avaliações comportamentais e compartilhar os resultados, de modo que todos possam entender, apreciar e aprender a trabalhar com estilos diferentes.

O líder tem que ter consciência de que ele não tem uma equipe, ele faz parte de uma!