Como avaliar e orientar um funcionário

A rotatividade no mercado de trabalho está cada vez mais alta, fazendo com que muitas dúvidas apareçam. A primeira delas é se as normas, procedimentos e objetivos das empresas estão sendo passados de forma orientativa pelo gerente. A segunda questão é se o colaborador está sendo avaliado de forma correta. É muito importante que as empresas no geral tenham em mente que um programa de acompanhamento tem que ser elaborado (muitas vezes vindos do departamento de Recursos Humanos), para deixar o ambiente de trabalho mais claro e objetivo.

A observação de cada passo junto aos funcionários serve especialmente para diminuir a rotação de empregados, prejudicando assim muitas vezes o andamento de projetos importantes. Pesando em ajudar você que é gestor de pessoas selecionamos algumas dicas para antes da rescisão:


Definir as expectativas. Discuta com seus empregados qualquer comportamento que é motivo para a rescisão imediata. Tenha certeza de que todos os funcionários entendam as regras e expectativas de produtividade.

Dê avaliações de desempenho periódicas . Avaliar o trabalho empregado pelo menos duas vez ao ano, em forma de documento, ressaltando qualidades e pontuando as deficiências sempre visando a melhora.

Agir rapidamente quando os problemas são notados . Certifique-se de comunicar problemas de desempenho e treine seus funcionários sobre como melhorar.

Considere fatores pessoais . Enquanto as empresas tem de manter um olhar na produtividade e resultados, é prudente perguntar sobre e considerar todas as circunstâncias externas da vida de seu empregado, que podem temporariamente afetar seu desempenho. Problemas de saúde, morte na família, divórcio ou outro trauma de relacionamento, estresses e problemas financeiros são parte da vida, podendo assim compreensivelmente causar aos funcionários a perda de foco. Tente entender, analisar soluções e motivar o funcionário a sentir-se melhor.

Seja claro com um funcionário quanto aos prazos
. Crie metas e estipule prazos para entregas.