Seja em prol da boa forma ou pela saúde, a estação mais quente do ano convida a colocar o corpo em movimento. Se deixar o sedentarismo de lado esteve entre suas metas de Ano-Novo, o momento é propício para colocá-la em prática. Mas, na hora de se matricular na academia, ou optar por um treino específico, a variedade de treinamentos oferecidos pode gerar dúvidas.
 
Vale ressaltar que os exercícios devem ser realizados respeitando a individualidade e o condicionamento físico de cada pessoa. Se o indivíduo é sedentário, caminhadas longas de baixa intensidade e longa duração podem ser um bom começo, para, a partir daí, evoluir com outros exercícios.
 
O professor e coordenador de cursos de Pós em Educação Física pela Estácio, Alexandre Evangelista, escreve em seu livro “Treinamento funcional e core trainning – exercícios práticos e aplicados”, que os praticantes de atividades físicas são divididos em três grandes grupos. 
 
Assim destacam-se os iniciantes, “com baixo nível de condicionamento físico no qual pequenos estímulos são necessários para gerar processos adaptativos”. A frequência semanal recomendada é de 2 a 3 vezes por semana de prática, com sessões que vão de 20 a 60 minutos.  Deve ser evitada a utilização de sobrecarga excessiva para estes indivíduos. 
 
Por outro lado, no caso dos chamados intermediários, Evangelista explica que “estes possuem determinada experiência em treinamento e podem ser submetidos a estímulos com maior sobrecarga em relação às alavancas corporais, aparelhos e variações na base de suporte para a execução dos exercícios”. O treinamento pode atingir frequência de 3 vezes na semana, com duração de 30 a 60 minutos.  
 
E, mencionando os que se classificam no grupo de “avançados”, o exercício do treinamento funcional pode ser realizado diariamente, com duração entre 30 a 60 minutos. 
 
3 EM 1
 
Resistência, flexibilidade e força: treinamentos em formato de jogos, como o crossfit, estão em alta. A “gamificação”, como é chamada, usa estratégias de competição para tornar a atividade mais intensa, desafiadora e motivante. Esse tipo de treino abrange o treinamento aeróbico e de força, proporcionando uma ganho de resistência e flexibilidade. O objetivo principal é bater uma meta (duração, carga ou número de repetições) e a modalidade pode ser realizada individualmente ou em grupos. 
 
O crossfit trabalha integralmente o corpo, aumentando as capacidades físicas, como agilidade, força, potência e estabilidade. Mas deve ser feito com orientação. É importante que a pessoa conheça seus limites e tenha realizado check up com um médico.
______________________________________________________________________
 
Se você é profissional da Saúde, atua com Fisioterapia ou Educação Física, e deseja realizar uma pós-graduação que lhe prepare para uma atuação completa, conheça o curso de Pós em Treinamento Funcional e esteja mais perto de um caminho promissor na sua área.