Você é uma daquelas pessoas viciadas em chocolate? Talvez haja uma explicação para esse vício

O chocolate é integrado a uma classe própria por aqueles que valorizam as artes culinárias. No mundo da comida, o chocolate é, na maioria das vezes, a “super-estrela” das receitas. Além disso, muitos especialistas vinculam suas qualidades agradáveis ​​às endorfinas – os neurotransmissores que naturalmente aliviam a dor, mas também causam um efeito de prazer.

Chocolate e endorfinas estão vinculados, desde a primeira vez que essas substâncias químicas chamaram a atenção do público. As endorfinas são neurotransmissores, o que significa que estão entre os tipos de moléculas usadas ​​pelos neurônios para se comunicar uns com os outros. Os neurotransmissores podem afetar a forma como as pessoas agem e se sentem, e há certas situações e atividades que podem desencadear a liberação de tipos específicos destas substâncias químicas que, por sua vez, acabam ditando nosso comportamento.

A ligação entre o chocolate e endorfinas é forte, pois o consumo do doce pode causar a liberação do neurotransmissor. Quanto maior a liberação, maior quantidade de endorfinas que estarão ativas no sistema nervoso, aumentando a probabilidade de sensação de euforia. As endorfinas também estão ligadas a outros alimentos e experiências. Uma pequena lista de exemplos inclui alimentos picantes, exercício, dor e prazer sexual. É fácil de ver que o chocolate e as endorfinas não são o único par associado entre as influências exteriores e liberação química interna.

Devido à complexidade do sistema nervoso, a relação exata entre o chocolate e as endorfinas não é completamente compreendida. Na verdade, o mecanismo exato através do qual neurotransmissores em geral afetam o comportamento humano é também uma compreensão em desenvolvimento. Há, porém, uma quantidade significativa de pesquisas mostrando a relação positiva entre o consumo de chocolate e liberação de endorfina. Talvez isso possa explicar a obsessão do público sobre determinados alimentos, inclusive chocolate.

A ligação entre o chocolate e endorfinas pode até permitir a classificação de chocolate como um alimento psicoativo (que afeta a mente). Este alimento está disponível em uma quantidade infinita de variedades culinárias e é facilmente combinável com outros alimentos doces para criar novas.