Existem inúmeras vantagens da publicidade online quando comparada aos métodos tradicionais de marketing e publicidade. Algumas das principais vantagens são de que eles tendem a ter menor custo do que os outros métodos, e têm a capacidade de alcançar um público mais amplo, e ainda mais visado e específico. Além disso, é mais fácil de acompanhar os alcances de publicidade online, e determinar quais anúncios foram mais bem-sucedidos , e o que levou o público a clicar ou até a fazer uma compra. É também uma forma muito mais rápida de publicidade, as empresas têm a capacidade de ajustar os seus métodos de publicidade, conforme o necessário , ou então, para destacar novos produtos , com pouco esforço e otimização do planejamento.

O menor custo deste método de marketing é uma das maiores vantagens da publicidade online. As empresas podem realmente adequar os anúncios de seu intuito, desde anúncios de texto e de banners, até spots promocionais em sites, pagando taxas com base nesta exposição. Como em outros métodos de publicidade, o espaço geralmente é comprado por um determinado período. Algumas empresas podem ter a opção de comprar um período de teste para determinar o sucesso do anúncio, em seguida, comprar um espaço publicitário em mais longo prazo, se for bem sucedido . É muito mais barato não só para comprar espaço publicitário, mas também para produzir os anúncios online.

O tamanho e o tipo de público que é atingido é outra das grandes vantagens da publicidade online. A publicidade na Internet não chega apenas a um público local, regional, mas ao global, fazendo com que o impacto seja muito maior. Além disso, à medida que mais e mais motores de busca personalizem o conteúdo que é entregue aos usuários, com base em suas atividades e interesses anteriores, a publicidade atinge um público-alvo que é muito mais amplo em escopo. Isto permite às empresas obter máximo retorno de seu investimento em publicidade, sabendo que vai chegar ao seu público-alvo desejado.

A publicidade online também oferece a capacidade de analisar e medir as taxas de conversão para determinar o sucesso dos anúncios, quantas pessoas clicaram neles ou quantas pessoas fizeram uma compra. Esta é uma das maiores vantagens da publicidade online, pois permite que as empresas para ver, quase em tempo real, o que está funcionando sobre a sua marca e o que não está. Eles podem então modificar suas propagandas de acordo e substituir as que não estiverem funcionando. Ao invés de permanecer preso com uma propaganda ineficaz, como um comercial de televisão que custa uma grande quantidade de dinheiro para produzir, a publicidade online permite às empresas responder às necessidades do consumidor com maior flexibilidade.