Os efeitos conhecidos da publicidade nos consumidores vão desde criar uma consciência da existência do produto ou serviço até influenciar numa decisão de compra. A publicidade pode criar uma mudança de pensamento por parte dos consumidores, podendo assumir diferentes formas.

Pode-se, por exemplo, depois de ver um anúncio,  decidir que o seu produto habitual parece melhor ou pior do que o que está sendo anunciado, sem saber exatamente o porquê. Outros efeitos da publicidade que criam uma mudança mais consciente em processos de pensamento dos consumidores podem ser devido a um forte aspecto informacional.

No caso da publicidade, que fornece estatísticas ou fatos, tais informações podem convencer o consumidor a trocar de marca. Por exemplo, se os fabricantes de uma sopa, que a maioria das crianças adora, anunciar que a sopa tem agora uma porção completa de legumes, isso pode afetar as decisões de muitos pais a trocar de marca. Além disso, outros pais que não costumam comprar sopas comerciais, mas fazer as suas próprias, podem simplesmente reconhecer que esta marca agora parece mais saudável e nutritiva.

Embora estes efeitos de conscientização de marca provavelmente não vão influenciar os consumidores a comprar o produto imediatamente, a sopa permanece na mente dos pais para eventualmente ser comprada.

Publicidade de resposta direta, como por exemplo a programação de infomerciais, frequentemente mostradas durante a madrugada em muitas estações de televisão, funciona de forma muito diferente do que os anúncios que criam consciência de marca ou futuros efeitos de decisão de compra. Este tipo de publicidade é projetado para criar um senso de urgência para encomendar os produtos imediatamente. Estes efeitos convincentes e apelativos se realizam por meio de demonstrações e um locutor animado apontando benefícios exclusivos dos produtos e adicionando incentivos para induzir a comprar imediatamente. Por exemplo, os incentivos comuns das propagandas incluem receber produtos gratuitos ou até mesmo dois conjuntos de produtos pelo preço de um.

Efeitos persuasivos da publicidade são eficazes especialmente em crianças. Propagandas de cereais, brinquedos e fast-food durante programas infantis são controversas, pois muitos pais e protetores da infância sustentam que as crianças não devem ser sujeitas a esses anúncios. Apesar dos pais serem os tomadores de decisões de compra ,no fim das contas, as crianças assistem aos comerciais e desenvolvem um interesse específico a um tipo de produto, solicitando aos pais comprarem os itens.

Estes efeitos da publicidade sobre os consumidores podem irritar os pais, mas, ao mesmo tempo, eles também são propensos a comprar, pelo menos, alguns dos produtos que estão sendo anunciados para os seus filhos, como um presente de aniversário ou tratamento especial.