Há um tempo, falar inglês era basicamente um critério de desempate nos processos seletivos. Se havia dúvida entre um candidato e outro, aquele que tivesse maior conhecimento da língua estrangeira acabava levando vantagem mesmo que, na prática, esse diferencial fosse pouco ou nada utilizado. 
 
Mais recentemente, no entanto, o cenário mudou muito. Com operações cada vez mais globalizadas, o domínio da língua inglesa não é útil apenas para conquistar uma vaga de trabalho, mas essencial no dia-a-dia para o desempenho das funções. A afirmação é de Ricardo Haag, gerente executivo da Page Personnel no Brasil, empresa de recrutamento especializado de profissionais de suporte à gestão e primeira gerência. 
 
Segundo ele mesmo opina, o Brasil ainda tem uma deficiência muito grande de profissionais com fluência em inglês e também em espanhol e talvez ainda leve uma década para que esse problema se resolva. Neste contexto, considerando que muitas operações da América Latina de grandes empresas têm base no Brasil, o espanhol é muito necessário. 
 
*Com informações do site da Revista Exame. 
________________________________________
 
E você? Tem interesse em fazer uma especialização que aprimore o seu aprendizado e possa habilitá-lo a, até mesmo, trabalhar com o ensino de um segundo idioma? Conheça os cursos de Pós em Língua Estrangeira que a Estácio oferece.
 
Não perca mais tempo pesquisando, faça a sua escolha! Venha para a Pós Estácio.