A bronquite é uma infecção dos brônquios, estruturas semelhantes a tubos que conduzem o ar a partir da garganta para os pulmões. Quando infectado, estes tubos inflamam, o que dificulta a respiração, e produzem muco, o que provoca tosse. Outros sintomas podem ocorrer, como um pouco de febre, dor de garganta, dor muscular quando a respiração é ofegante. Durante a bronquite aguda, a tosse é tão forte que o vácuo criado nos pulmões pode rachar ou machucar as costelas , o que torna a tosse ainda mais dolorosa. Existem duas formas: aguda e crônica.

A bronquite aguda é muitas vezes o resultado de um resfriado ou gripe. É mais frequentemente causada por um vírus, em vez de bactérias, e dessa forma tomar antibióticos não ajuda a curá-la; geralmente vai embora por conta própria. O melhor tratamento é repouso e ingestão de líquidos. Como a bronquite provoca o acúmulo de muco, um xarope para a tosse pode ajudar a diluir o muco e tornar mais fácil de sair. Beber líquidos também vai ajudar com isso, pois o paciente sofre ligeira desidratação na infecção.

A melhor maneira de evitar a bronquite aguda é a mesma maneira que uma pessoa deve evitar um resfriado. As pessoas devem lavar as mãos frequentemente, desinfectar-se conforme necessário durante a o inverno e evitar espaços lotados ou confinados.

A bronquite crônica é uma condição mais frequentemente vista em fumantes. Esta é uma inflamação permanente dos brônquios causada pela irritação da fumaça do cigarro. A condição crônica é como um caso contínuo menos grave de bronquite aguda. Os brônquios estão sempre um pouco inflamados, o muco está sempre sendo produzido e o resultado é pigarro.