A aveia (Avena sativa L) é um grão distinto entre os cereais por causa das suas características multifuncionais e do alto valor nutritivo; uma vez que é rica em proteínas, carboidratos e fibras alimentares, com destaque para a β-glucana, vitaminas e minerais. Por conta do alto valor nutritivo, a aveia foi reconhecida, em 2000, pela ANVISA, um alimento com propriedades funcionais, o que aumentou o interesse por investigações científicas a seu respeito.
 
Redução do colesterol
 
A ingestão de 3 g/dia de fibra solúvel, na forma de farelo ou de cereal, está associada à diminuição significativa da concentração de colesterol total e LDL-colesterol plasmático, reduzindo os riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Da mesma forma, o European Food Safety Authority (EFSA) também reconheceu recentemente estas propriedades funcionais da aveia.
 
Aumento da sensação de saciedade e manutenção do peso corpóreo saudável
 
Pesquisas sugerem que as fibras solúveis presentes em cereais integrais como a aveia aumentem a viscosidade do bolo alimentar, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a sensação de saciedade. Com isso, o consumo de aveia também pode auxiliar a controlar a ingestão calórica, contribuindo assim para a perda e manutenção de um peso corporal saudável.
 
Melhora na resposta glicêmica
 
Outra importante propriedade da aveia e das fibras solúveis que merece destaque é a capacidade em intervir positivamente na resposta glicêmica e nos níveis de insulina, prevenindo contra o desenvolvimento de diabetes mellitus e da síndrome metabólica (SM), além de beneficiar indivíduos já diagnosticados com essas patologias.
 
Efeitos positivos na saúde intestinal
 
Um grande número de estudos indica a eficácia da aveia em diversas condições relacionadas à saúde intestinal, como redução das chances de instalação de câncer colorretal, aumento do volume das fezes e consequente diminuição de sintomas de constipação, produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e promoção de equilíbrio da biota intestinal.
 
*Com informações de Mundo Simples e Saúde em Equilíbrio.