A andropausa refere-se a um conjunto de sintomas de saúde que muitas vezes são agrupados sob o título cultural popular de menopausa masculina. Muitos dos sintomas estão ligados às origens físicas, tais como a diminuição da produção de testosterona. Neste texto se encontram algumas informações sobre o fenômeno da andropausa.

Há uma certa quantidade de divergência sobre se andropausa é verdadeiramente uma condição clínica. Uma linha de estudo sustenta que, devido aos muitos dos sintomas que estão diretamente ligados a uma mudança na produção de testosterona ao longo do envelhecimento do homem, a condição de fato merece essa classificação. Outros acreditam que as mudanças bioquímicas são relativamente irrelevantes para a maioria dos sintomas e que a condição é mais adequadamente classificada como um fenômeno social ou cultural. por mais que possa haver discordância sobre exatamente como andropausa deve ser classificada, há um consenso quase universal que se referir à condição como menopausa masculina é incorreto. A menopausa feminina sinaliza o fim do tempo de vida fértil, quando uma mulher é capaz de ter filhos, enquanto a andropausa raramente impede um homem de ter filhos.

Há uma série de condições físicas e emocionais associadas com a andropausa. As alterações na vida sexual são comuns, como diminuição da libido e disfunção erétil. Níveis mais baixos de testosterona também podem levar a uma falta de energia em geral, que por sua vez podem causar algumas mudanças na capacidade de concentração, aumento da sensibilidade à luz e som, e depressão emocional.

Muitos homens relutam em ver um médico, especialmente quando se trata de alterações no desempenho e desejo sexual, e por isso o número de homens que estão atualmente recebendo tratamento para a andropausa pode ou não ser representativo dentro de uma população masculina em geral. Embora todos os homens vivenciem uma queda na produção de testosterona como o passar dos anos, alguns homens experimentam um declínio mais lento. Muitas vezes, o nível de atividade e condicionamento físico, junto a bons hábitos alimentares, podem minimizar a gravidade dos sintomas associados com a condição.

Conheça os cursos de Pós-Graduação em Saúde