Hoje, mais do que nunca, os debates referentes à preservação ambiental estão presentes não só na agenda ativista de todo o mundo, mas também no meio civil e empresarial. 
 
Apesar disso, podemos perceber uma crescente exploração indevida da floresta Amazônica. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os alertas de desmatamento na floresta Amazônica tiveram um crescimento alarmante de 63,75% em abril de 2020, em relação ao mesmo período no ano passado. 
 
Ainda temos um caminho longo a trilhar para a preservação do meio ambiente e, por isso, necessitamos de profissionais capacitados a lidar com demandas de proteção e valorização dos nossos valiosos recursos naturais. 
 

9 carreiras para quem quer ajudar a proteger o meio ambiente

Engenharia Florestal

É o segmento da Engenharia voltado a estudar o uso sustentável dos recursos de florestas. O engenheiro florestal é o profissional apto para analisar os ecossistemas e as dinâmicas das florestas e, com base nas informações levantadas, traçar um planejamento para utilização dos recursos, sempre pensando na preservação da fauna e da flora. Podemos citar como campo de atuação e de pesquisa: ecologia aplicada, fiscalização, manejo florestal e tecnologias de produtos florestais.
 

Engenharia Ambiental

Esta é outra opção do ramo da Engenharia voltada a pensar um desenvolvimento da economia sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais, auxiliando na proteção do planeta e da saúde humana. 
 

Direito Ambiental

Essa especialidade do Direito lida com a regulação das relações com o meio ambiente, seja de indivíduos ou instituições, com o foco de preservar os recursos naturais. Além desse viés com o meio ambiental natural, essa pós em Direito abrange também o meio ambiente cultural, atuando na conservação de patrimônios culturais, por exemplo.
 

Ecologia

O ecólogo ou ecologista é aquele que se dedica ao trabalho e ao estudo da ecologia. É o profissional que terá preocupação com questões ecológicas e sustentáveis, investigando as estruturas dos ecossistemas, podendo seguir carreira em vários ramos, como avaliação de riscos e impactos ambientais, turismo ecológico e recuperação e manejo de ecossistemas, entre outros.
 

Ciências Ambientais e Análise Ambiental

Se você almeja uma pós-graduação a distância que possibilite um aprofundamento em noções de ecologia e meio ambiente, envolvendo o monitoramento ambiental para a prevenção e o controle da poluição do ar, das águas e do solo, e, para além disso, propicie uma visão dos instrumentos de controle ambiental, talvez você esteja procurando o curso de Ciências Ambientais e Análise Ambiental. 
 

Oceanografia

Ser um oceanógrafo consiste em dedicar-se à investigação de mares, lagos, oceanos e rios, de modo a analisar todos os aspectos e características referentes a esses ambientes, incluindo suas respectivas flora e fauna.
 

Biologia Marinha

O biólogo marinho é responsável por pesquisar os seres vivos que existem em todos os ambientes marinhos, podendo atuar na proteção desses ambientes, na educação ambiental, como pesquisador ou como consultor em empreendimentos de aquicultura, entre tantas outras áreas.
 

Gestão em Responsabilidade e Marketing Socioambiental

Voltado aos profissionais de Administração, Pedagogia, Comunicação e Ciências Sociais, entre outros, a pós em Gestão em Responsabilidade e Marketing Socioambiental lida com a conscientização e a preservação do meio ambiente na esfera empresarial, abrangendo a relação entre marketing e meio ambiente, responsabilidade socioambiental, economia verde e política ambiental.
 

Gestão Ambiental 

Outra pós-graduação voltada a pensar as questões relacionadas ao meio ambiente é a Gestão Ambiental, cujo foco é aprimorar as práticas de gestão sob o olhar da responsabilidade ambiental, de modo a diminuir o impacto causado. 
 
Essas são algumas das várias possibilidades de atuação voltada às questões ambientais, entre as quais há cursos de pós-graduação. Dessa forma, mesmo já formado numa determinada área do conhecimento, sempre existe a possibilidade de especializar-se, e as atividades referentes à responsabilidade socioambiental são consideradas cada vez mais importantes.