O medo é uma reação em cadeia no cérebro que começa com um estímulo estressante e termina com a liberação de substâncias químicas que causam respiração rápida e batimento acelerado do coração, mãos frias e úmidas e fraquezas nos músculos. Todas essas reações do corpo é uma resposta de luta ou também uma forma de fuga para o problema.

O ser humano precisa ter medo para conseguir vencer os desafios, porque ao mesmo tempo que ele assusta, ele acaba gerando adrenalina. Mas o fato que incomoda é quando o medo domina todos os comandos do corpo e assim ficamos entregues a ele.

Muitas pessoas têm medo de morrer, na verdade a maioria delas. Mas hoje vamos falar de um medo que toma conta do meio empresarial:O medo de falar em público.

Seja na hora de uma reunião ou em uma apresentação de um projeto para clientes, se você sente medo os seus resultados finais serão, provavelmente, afetados, além de poder perder oportunidades pela falta de concentração e habilidade para gerenciar a situação. Pensando nisso, resolvemos colocar 5 dicas que irão lhe auxiliar a perder o medo de falar em público. Veja abaixo essa lista:

1-) Admita o nervosismo
O primeiro passo é admitir que você está nervoso ao falar com o público. Faça uma brincadeira tentando sempre descontrair o ambiente. Quando você fizer isso, o público provavelmente será mais indulgente em relação ao seu nervosismo, caso ele venha a aparecer. O mais importante é que ao assumir o medo para o público você pode se sentir mais relaxado. Seja descontraído, pergunte algumas coisas do dia-a-dia antes de começar. Esse ambiente não tão formal vai deixar você mais relaxado.

2-) Redefinir o seu público
Normalmente, quando iremos fazer uma apresentação em público, tendemos a criar um monstro e o alvo dessa terrível sensação é a pessoa que irá assistir. Seja ela o seu chefe ou um cliente o importante é não criar um paradigma e sim redefinir a visão que você está tendo da pessoa. Redefinir o seu público geralmente significa alterar a forma como você vê o seu público. Em vez de vê-los como professores que estão avaliando você, talvez você pode convencer-se de que eles são todos os estudantes companheiros que estão na fila para apresentar depois de você. Essa situação lhe deixará mais confortável, pois são estudantes como você, também estão nervosos e compreenderão melhor a situação.

3-) Investir em recursos visuais
O investimento na hora de fazer uma apresentação em power point, com slides com informações e imagens interessantes, vai ajudar a tirar a atenção do seu nervosismo a todo instante. Outro artificio é o usa de laser point para indicar na apresentação onde você está, também com a missão de tirar os olhos de você.

Claro que suas expressões e olhares passarão confiança para as pessoas. Essas dicas são sempre para deixar você mais relaxado e acabar com o medo de falar.

4-) Fale com uma pessoa de cada vez
Uma das coisas mais terríveis sobre falar em público é a multidão. Basta olhar para a multidão e todos em silêncio só para ouvir você falar. Para superar isso, você só precisa falar com uma pessoa de cada vez.

Escolha um dos membros do seu público e dedique toda a sua apresentação para ele ou ela. Apenas para sentir a sensação que todos os outros não está prestando atenção. Quando alguém lhe fizer uma pergunta, mude o seu foco para essa pessoa e responda a pergunta como se vocês dois estivessem em um café conversando. 

5-) Divirta-se experimentando
Esta é a dica mais importante de todas. Divirta-se com a multidão, experimentando novas maneiras de fazer a melhor apresentação para o seu público. Talvez experimentar com uma nova abordagem, talvez engraçada, ou caminhar ao redor da sala em vez ficar estático no palco. Divirta-se com experimentos sobre o comportamento humano e você vai ver que falar em público não é tão ruim, afinal.

Lembre-se de que não existem fracassos, apenas resultados diferentes.